Novo salário mínimo terá impacto de R$ 26,9 bi na Previdência, diz Dieese

Fonte: G1

Aumento vai injetar R$ 57 bilhões na economia. Mínimo de R$ 880 entra em vigor em 1º de janeiro.

Estudo do Dieese mostra que com o novo valor do salário mínimo de R$ 880, que entra em vigor no dia 1º de janeiro, o impacto do aumento nas contas da Previdência significará custo adicional ao ano de cerca de R$ 26,9 bilhões.

De acordo com o Dieese, o peso relativo da massa de benefícios equivalentes a até 1 salário mínimo é de 49% e corresponde a 69,2% do total de beneficiários.

“O acréscimo de cada R$ 1 no salário mínimo tem impacto estimado de R$ 293,04 milhões ao ano sobre a folha de benefícios da Previdência Social”, informa o Dieese.

Segundo estimativa do Dieese, 48,3 milhões de pessoas têm rendimento referenciado no salário mínimo, sendo 22,5 milhões de beneficiários do INSS, 13,4 milhões de empregados, 8,1 milhões de autônomos, 3,9 milhões de trabalhadores domésticos e 169 mil empregadores. Assim, serão injetados R$ 57 bilhões na economia e R$ 30,7 bilhões serão o incremento na arrecadação tributária sobre o consumo.

No caso dos beneficiários da Previdência que recebem até 1 salário mínimo, o aumento de R$ 92 injetará R$ 26,9 bilhões na economia e o incremento na arrecadação tributária será de R$ 14,5 bilhões, segundo o Dieese.

No caso dos trabalhadores domésticos, o incremento na economia será de R$ 4,7 bilhões.

Aumento real
Segundo a entidade, o aumento real do salário mínimo desde 2002 foi de 77,35%. Há 13 anos, o salário mínimo era de R$ 200.

Considerando a série histórica do salário mínimo e trazendo os valores médios anuais para reais de 1º de janeiro de 2016 após serem devidamente deflacionados por projeção, o valor de R$ 880, em 1º de janeiro de 2016, é o maior valor real da série das médias anuais desde 1983, diz a entidade.

Setor público
No setor público, segundo o Dieese, o número de servidores que ganha até 1 salário mínimo é pouco expressivo nas administrações federal e estaduais. Já nas administrações municipais, a participação desses servidores é maior, especialmente no Nordeste. “Quando se observa o impacto do aumento de 11,68% sobre o salário mínimo na massa de remuneração dos trabalhadores  do setor público, verifica-se a mesma tendência: maior impacto nas administrações municipais no Nordeste e Norte”, diz o Dieese.

Cesta básica
Com o valor do salário mínimo em R$ 880 e a cesta básica de janeiro estimada em R$ 412,15, o salário mínimo terá então um poder de compra equivalente a 2,14 cestas básicas (cesta básica calculada pelo Dieese).

Segundo o Dieese, na série histórica da relação entre as médias do salário mínimo anual e da cesta básica anual, verifica-se que a quantidade de 2,14 cestas básicas é a maior registrada nas médias anuais desde 1979.

.

Link permanente para este artigo: https://carmoprev.rj.gov.br/novo-salario-minimo-tera-impacto-de-r-269-bi-na-previdencia-diz-dieese/