Segurados podem acessar serviços da Previdência em novo portal

Site do governo federal reúne mais de 1,7 mil serviços em único lugar

Os segurados da Previdência Social passam a contar com uma ferramenta inédita para acessar os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O governo federal lançou o novo Portal de Serviços com mais de 1,7 mil serviços de diversos órgãos disponíveis em uma única plataforma. Uma das categorias é Trabalho e Previdência, na qual será possível cadastrar-se junto ao INSS, requerer benefícios, atualizar cadastros, alterar ou incluir nova conta bancária para recebimento de benefício, atualizar dependentes para Imposto de Renda, entre outros.

A página possui um grande campo de busca logo ao centro, no qual o usuário poderá digitar diretamente o que procura ou usar palavras-chave. Ao acessar o serviço, o cidadão poderá consultar quem pode utilizá-lo, quais são as etapas para a realização e quanto tempo leva para concluir o processo. Além disso, encontrará informações sobre os canais de atendimento e a documentação necessária para fazer a solicitação.

Além de facilitar o acesso dos cidadãos, o novo portal gera economia para o país, pois substitui vários serviços presenciais pela modalidade digital. Segundo dados do Portal Governo do Brasil, “diversos serviços poderão ser utilizados sem a necessidade de atendimento presencial, o que gera economia de tempo e dinheiro para todos: o custo para os cidadãos que necessitam de um serviço cai em 90% com o portal e o valor de um serviço digital, para o governo, é 97% menor do que o presencial”.

Também estão disponíveis outras categorias, entre as quais: Educação e Pesquisa, Forças Armadas e Defesa Civil, Justiça e Segurança, Saúde e Vigilância, Trânsito e Transporte, e Viagens e Turismo.

Para mais informações, acesse www.servicos.gov.br

 

Informações para a imprensa
Renata Brumano
(61) 2021-5102
Secretaria de Previdência

Link permanente para este artigo: https://carmoprev.rj.gov.br/segurados-podem-acessar-servicos-da-previdencia-em-novo-portal/

Pular para o conteúdo